Dicas de como fazer Patchwork para iniciantes

Patchwork para Iniciantes Passo a Passo

Se você já está no mundo do artesanato ou iniciando suas atividades, certamente precisa conhecer todas as técnicas de patchwork para iniciantes grátis. É um belíssimo artesanato que, além de agradar muitas pessoas, é uma excelente forma de ocupar o tempo com atividades que trazem tranquilidade, cuidado e bem-estar e para muita gente. É uma ótima forma de terapia ocupacional.

Ele é uma modalidade de artesanato bastante antiga. Usa várias técnicas diferentes no manuseio de retalhos de tecidos com padrões, cores e estampas diferentes a fim de se criar peças belíssimas que podem ser tanto para o uso pessoal quanto decorativo e, quem sabe até mesmo como fonte de renda!

Atualmente, é bastante popular nos Estados Unidos, porém, no Brasil está tomando conta das técnicas de artesanato com produções cada vez mais criativas e utilitárias. Essa modalidade também pode ser chamada de Quilt, que significa “remendar pedaços”. Conheça nesse artigo um pouco mais sobre o artesanato que vai fazer você se apaixonar e confira algumas dicas!

Veja o que você vai encontrar se continuar lendo este artigo:

Gostou do que você vai aprender? Então já compartilhe com suas amigas e amigos para que mais pessoas consigam ver este artigo!

Como ele surgiu?

Essa técnica, apesar de ser totalmente atual, é uma das mais antigas que se tem registro. Os primeiros trabalhos já encontrados até hoje datam do período antes de Cristo. Nem sempre, essa arte foi utilizada apenas de forma decorativa. Nos períodos de guerra, ele era uma forma de sobrevivência, pois oferecia maior proteção aos soldados por baixo das armaduras.

Até mesmo nos períodos de crise e resseção pelas guerras, era usado por mães que não tinham como comprar roupas para os filhos e costuravam retalhos de sacos de alimentos. Pensando nessas mulheres e crianças, muitos fabricantes da época começaram a armazenar seus alimentos em sacos de tecidos estampados.

O que se pode fazer?

Como vocês viram, a importância do pode ir muito além da beleza e decoração. Além de belíssimos materiais decorativos e de uso pessoal, como almofadas, cortinas, jogos de cama e mesa, Sacos para armazenamento, capas para sofá, mantas para sofá e berço, jogos de banheiro, tapetes para casa, todo tipo de acessório para cozinha, puffs e bonecos, é possível até mesmo fazer roupas!

Apostila de Moldes de Corujas

Patchwork passo a passo para iniciantes

A imaginação é o limite e para aprender a produzir todas essas coisas, não é preciso investir em cursos caros, mas você poderá começar através de cursos e vídeos de patchwork para iniciantes passo a passo como no Youtube, veja alguns exemplos abaixo.

Sabe no que mais podemos te ajudar? Mostrando o vídeo abaixo de como fazer lindas bolsas de patchwork.

O que dizer das famosas mantas? São lindas e sempre muito requisitadas, no vídeo a seguir você vai ver como fazer uma. Agora é só praticar e começar a vender os seus lindos trabalhos sempre escolhendo bem os tecidos que você vai utilizar!

Existem também diversos outros cursos presenciais como os do Senac ou Sesc que você pode procurar em sua cidade.

Além de uma capacitação, onde você aprenderá a manusear os materiais e executar as técnicas com precisão, uma das melhores formas de aprender, adquirir experiência e aumentar o seu repertório de criatividade é através de tutoriais. Existem vários que explicam tudo e que incluem o manuseio dos moldes, cortes e montagens precisos.

Esses tutoriais de trabalhos específicos lhe ajudarão a ter mais experiência e segurança no que estiver fazendo. Normalmente, os principais trabalhos são de toalhas, colchas, almofadas e panos de prato, ensinando cada pessoa fazer um corte reto e preciso.

Como fazer Patchwork?

É uma técnica cuja qualidade está no aprimoramento. Por isso, você não precisa começar fazendo trabalhos complexos e pode começar a fazer algumas coisas a mão ao invés de ir direto para a máquina de costura. Mais importante do que o tipo de técnica, é preciso saber fazê-la com precisão, que vai desde os cortes até a montagem dos tecidos.

Apostila Moldes de Flores

Para isso, confira abaixo algumas leis fundamentais de como fazer Patchwork:

  • Materiais para Patchwork: Tecidos, de diferentes cores e padrões, réguas de acrílico, tesouras circulares, que permitem um corte mais preciso, lápis para artesanato, alfinetes e um conjunto de linhas básicas (preto, branco, vermelho, marrom, azul). Procure sempre combinar a linha com a estampa do tecido utilizado! Invista também em agulhas de mão.
  • Moldes: Aqui no nosso site, você encontrará diversos moldes de patchwork que podem ser utilizados. Outra possibilidade são as réguas que antigamente eram apenas em formatos padrão, como circulares, retangulares, triangulares… Porém hoje em dia podem-se encontrar réguas em formatos de coração e outros desenhos em que você pode também investir. Caso tenha interesse em adquirir o nosso pacote completo com mais de 200 moldes em alta qualidade e aulas explicando como ampliar e reduzir eles proporcionalmente clique aqui.
  • Tecidos: Os tecidos mais indicados são os de algodão sem elastano, e você pode começar com eles, principalmente porque são mais firmes e fáceis de manusear. Lembre-se que cada centímetro é importante, e tecidos que esticam podem deformar o trabalho. Além dos tecidos você também pode utilizar outros materiais para fazer detalhes ou para um patch aplique.
  • Atenção para os detalhes: Antes de entrar com a máquina de costura, teste os moldes e as montagens de tecidos fixando-os com alfinete ou mesmo com uma costura à mão. Por mais que você tenha certeza da precisão dos cortes ou imagine o resultado final, é sempre bom testar antes de fazer o trabalho definitivo, pois assim você perceberá pequenos ajustes e, nessa técnica cada detalhes é fundamental!

Dicas de Patchwork para Iniciantes

Como fazer Patchwork

Confira abaixo algumas dicas básicas necessárias em qualquer trabalho em patchwork passo a passo:

Utilize bases de corte: As bases de corte são impressões em grades onde você colocará o tecido para o cortador. Esses painéis vem com marcações tanto em centímetros quanto em polegadas. Nesse caso, vale a pela investir em uma base de aproximadamente 60 x 45 cm.

Ferro de passar: Antes de costurar as peças, a melhor forma de montá-las com total precisão é utilizando um ferro de passar, assim você terá uma ideia muito mais próxima do resultado final. O Ferro de passar também é fundamental para manter o tecido totalmente esticado na hora de fazer cortes retos e precisos.

Máquina de Costura: Uma máquina reta é suficiente para você fazer o seu trabalho e não precisa ser uma máquina profissional, as máquinas domésticas são excelentes e você pode escolher da sua marca preferida.

Fitas métricas: Procure não enrolar as fitas métricas após o uso, pois pode criar pregas ou mesmo alterar as medidas da fita, prejudicando o seu trabalho.

Tesouras: Em papelarias e lojas de artesanato você encontrará as tesouras circulares, bastante parecidas com cortadores de pizza. Além de serem mais confortáveis, você conseguirá cortar diferentes formas com maior precisão.

Planilha de Cálculo de Preço: Aumenta o seu faturamento definindo o valor correto de quanto cobrar pelo artesanato evitando também o prejuízo.

Planilha de Cálculo para Artesanato

Dicas de como fazer Patchwork para iniciantes
5 (100%) 13 votes

Compartilhe antes de sair!

Deixe seu comentário abaixo!