Os Melhores Moldes (Grátis) para Patchwork

Moldes de Patchwork

Quem gosta de artesanato e está sempre em busca de novas técnicas e usos, certamente já deve ter ouvido falar do Patchwork, uma das atividades mais antigas e ricas em artesanato.

Originalmente, o nome significa “trabalho com retalho” e, de fato, é o que essas técnicas fazem ao utilizar pedaços de tecidos de diversas cores e estampas diferentes para construir algo totalmente novo, criativo, belo e, é claro, útil.

Para que essas técnicas se padronizem e sejam passadas para várias pessoas, elas necessitam dos chamados patchwork moldes, que são bases fundamentais para a construção e reprodução de novos desenhos e servem como mapas, guiando os traços e cortes do artesão nas proporções e perspectivas corretas.

Se você gosta de fazer, utilizar ou até mesmo apreciar os trabalhos, conheça um pouco mais sobre essa delicada e apaixonante atividade, seus inúmeros usos e materiais. Quer adquirir moldes de corujas incríveis? Baixe clicando no botão abaixo.

Apostila de Moldes de Corujas

O que são os Patchwork Moldes?

Eles são desenhos que fazem o traçado geral de uma estampa ou objeto.

Mais do que artísticos, os riscos para patchwork expressam o tipo de técnica, proporções de corte, colagem e/ou costura e até mesmo a existência de apliques.

Por exemplo: Um molde para almofadas não contém apenas o risco de seu desenho, mas também do seu corpo, exatamente como deverá ser cortado no tecido, marcas de dobras, costuras, ordem da montagem de objetos, etc.

Os moldes de bolsas contêm os riscos, não somente da decoração e do corpo da bolsa, mas também do forro, bolsos internos, alças, botões e todas as partes necessárias para a composição de um objeto.

Se o artesão souber visualizar e interpretar um molde, ele conseguirá executar um trabalho com precisão e perfeição. Você já tem todas os moldes de letras e números? Ainda não? Então não perca tempo e baixe agora gratuitamente e em alta qualidade!

Apostila Moldes de Letras e Números

Patch Aplique

Existem também moldes para patch aplique que serão aplicados em outros objetos, com uma máquina de costura e adesivo termocolante, a exemplo de apliques em toalhas, panos de prato, roupas, cortinas, capas de almofadas, dentre outros.

Os desenhos mais comuns em patch apliques são de animais, corujas, corações, letras e flores.

Como fazer um patch aplique?

A técnica do Patch Aplique em si é bastante simples, porém, seu acabamento deve ser totalmente perfeito. Os passos básicos de um Patch Aplique são:

  • Deve-se fazer o desenho de sua preferência no papel termo colante;
  • Coloque o tecido e cima do papel e passe o ferro em cima, para ativar a cola;
  • Depois de colado, recorte o tecido termine a decoração e costure-o em caseado;
  • Essa mesma costura servirá para aplica-lo no local de destino.

É um método muito simples e rápido, quando comparado a outras técnicas e que pode transformar totalmente um objeto, dando-o mais vida e beleza.

Quais cuidados eu devo ter?

Pelo fato de serem verdadeiros guias para a execução de um trabalho, os cuidados visam sempre proteger a integridade dos moldes para artesananto, contra borrões, amasso, de serem apagados, contra rasgos, manchas, etc.

Primeiramente, é importante que eles sejam impressos em um papel mais resistente, que seja mais difícil de dobrar, amassar ou se desintegrar. Muitos artistas tendem a plastificar para torna-los ainda mais resistentes.  Além do mais, é importante protege-los contra umidade, traças e manchas.

Eles são altamente precisos e, qualquer distorção, como um amasso ou rasgo, pode comprometer as proporções e todo o trabalho final, que deve ser impecável. Temos outra apostila gratuita para você! Baixe agora mesmo os seus moldes de flores com uma qualidade incrível!

Apostila Moldes de Flores

Quais são os materiais utilizados?

Historicamente, o Patchwork diferencia-se de uma simples costura de retalhos, pela sua intenção artística. Os diferentes retalhos são cortados, posicionados e unidos de forma a formar belas composições em que as cores são o elemento principal. Atualmente, além dos tecidos, ele também podem ser feitos de diversos tipos de papel, como o EVA.

Os principais materiais são:

  • Tecidos de diferentes cores e estampas, preferencialmente 100% algodão, feltro ou EVA;
  • Tesoura;
  • Moldes;
  • Agulhas, linhas, alfinetes;
  • Máquina de costura;
  • Apliques;
  • Lápis para tecidos ou EVA;
  • Enchimentos;
  • Base;
  • Réguas;
  • Ferro de passar.

Moldes Premium para Artesanato

Os Melhores Moldes (Grátis) para Patchwork
5 (100%) 15 votes

Compartilhe antes de sair!

Deixe seu comentário abaixo!