Moldes de Flores

Moldes Flores

Uma boa decoração faz toda a diferença em um ambiente, determinando até mesmo o clima do local, se é aconchegante, prático, harmonioso, sentimental, etc. Por essa razão, existem diversas formas de decoração, que expressam mensagens e sentimentos próprios e que, muita vezes, expressam o estilo do seu dono.

Um dos itens de decoração mais usados em ambientes infantis, descolados ou românticos, são as peças artesanais com flores, animais e até mesmo paisagens decorados com toda a criatividade e bom gosto. As flores transmitem delicadeza, romantismo e leveza ao ambiente e, por isso, estão entre os trabalhos preferidos de decoração.

Nesse artigo, você irá aprender como fazer esses objetos tão delicados em um passo-a-passo e também verá alguns moldes de flores em EVA, feltro ou tecido para Patchwork.

Moldes de Flores em EVA

 

Quais os materiais além do Molde de Flor?

As flores são decorações que atraem os gostos de muitas mulheres, são fáceis de fazer e possuem um baixo custo. Porém, para fazer um trabalho bem feito, necessitam de muito cuidado, precisão e dedicação na construção.

Os principais materiais que você irá precisar são:

  • Tecidos de diversas cores;
  • Tesoura, de preferência, circular;
  • Máquina de costura ou agulhas;
  • Linhas para feltro (caso pretenda utilizar);
  • Cola para tecido e para EVA (caso opte por fazer);
  • Molde de flor;
  • Lápis para tecidos ou EVA.

Esses são os materiais básicos para fazer as flores. Além desses, você poderá utilizar diversos outros para fazer os acabamentos e decoração, como miçangas, glitter, botões para os miolos, e o que a sua imaginação quiser! Caso queira baixar outros tipos de moldes acesse o nosso artigo sobre Moldes de Corujas.

As flores em EVA podem ser utilizadas para decorar objetos, como potes, prendedores, ímãs, cadernos, bolsas, lixinhos, quadros, etc. Já as flores em tecido podem ser colocadas em barras de panos de pratos, toalhas, em cortinas, mochilas, saquinhos e mesmo em roupas. Sim, com uma flor em tecido, você pode transformar completamente aquela roupa usada!

Abaixo, veja alguns moldes de flores que podem ser usados para tecidos, EVA ou feltros:

Apostila de Moldes para Baixar

Como fazer Patchwork com Moldes de Flores?

Fazer flores em Patchwork pode ser muito fácil, mas requer total precisão nos cortes, para que o resultado final saia perfeito.

Escolha um dos moldes acima amplie-o no tamanho desejado, respeitando as devidas proporções entre as peças e imprima-o. Nesse momento, você colocará a sua criatividade para trabalhar ao escolher os tecidos e cores perfeitos para as suas cores. Na dúvida, tente reproduzir as peças coloridas em editores de imagem no computador para ter uma ideia de como ficará o resultado final.

Recorte os moldes, coloque-os sobre os tecidos, feltro ou EVA, risque e corte as peças com precisão.

  • Flores com enchimento: Caso você deseje fazer flores com enchimento, precisará recortar duas peças do corpo principal. Após recortar, uma as duas partes e costure-as com uma máquina de costura ou mesmo com agulha, deixando um espaço para preencher. Então, coloque o enchimento e termine de fechar o corpo das flores. As demais peças que não precisarão de enchimento não necessitam de cortes duplos. Lembre-se também que flores, ao serem fixadas e preenchidas, acabam ficando um pouco menores do que o molde plano, por isso, uma dica é ampliar todo o molde para alguns centímetros acima do planejado.

Após recortar todos os moldes, monte-os, fixando-os com cola específica ou pela costura. Esse talvez é o momento mais importante, pois o acabamento deve estar perfeito para que o resultado final fique como esperado. Coloque as peças com precisão, respeitando o posicionamento e as proporções. Para as costuras, você poderá colar os tecidos com uma cola especial, que não deixe marcas e depois fazer o acabamento com a costura.

Molde de Flor

 

Uma dica de decoração é colocar tecidos sobre os EVAs como estampas. Basta colar o tecido recortado exatamente no mesmo molde da peça com uma cola para tecido, tendo muito cuidado para não deixar marcas.

Após fixar todas as partes, faça aplicações para decorar suas flores, com miçangas, botões, outros recortes de tecidos, pinturas, etc. As opções são infinitas! Espere todas as peças secarem e fixe as flores nos objetos que desejar decorar, caso seja o plano. Uma dica é fazer flores para enfeitar barras de toalhinhas, panos de prato, toalhas de mesa, etc.

Moldes Premium para Artesanato

Moldes de Flores
5 (100%) 5 votes

Compartilhe antes de sair!

Deixe seu comentário abaixo!