Materiais para Patchwork

Materiais para Patchwork

Parte dos trabalhos de artesanato de sucesso diz respeito à técnica e dedicação do artesão, porém, há outra parte importantíssima que com certeza faz toda a diferença, que ter o correto material para patchwork.

Alguns dos principais utensílios utilizados são bastante comuns e, por isso, muitas pessoas não dão muita atenção para ter produtos específicos, como réguas, tesouras, agulhas, lápis e máquinas de costura, por exemplo, porém, se não forem materiais adequados para o trabalho, poderão limitar a sua atividade e até mesmo prejudicar o acabamento final, como, por exemplo, garantir a precisão de medidas e cortes.

Por isso, conheça agora alguns dos materiais essenciais para o patchwork, sua utilidade e sugestões das melhores lojas para comprar:

Materiais para Patchwork

  • Cortador Circular: esse cortador é fundamental para fazer o corte de tecidos e papéis sobre a base de corte, pois permite um corte com total precisão e agilidade em cantos, curvas e partes pequenas. Assim que comprar, faça alguns testes de cortes retos, circulares simples e use com muito cuidado para não se cortar, pois sua lâmina é muito afiada e fácil de provocar acidentes.Existem cortadores de vários tamanhos de lâmina; o padrão é o de 45mm, ideal para iniciantes. Junto ao seu cortador, aproveite e compra também um refil, pois com o tempo a lâmina acaba perdendo o fio e cegando e, assim, você poderá substitui-la sem precisar comprar um novo aparelho.

Cortador Circular

Clique aqui para comprar o Cortador Circular ou aqui para outro modelo

  • Base para corte: A Base é a superfície onde você colocará o tecido antes de cortar. Dessa forma, além de garantir que seja uma superfície lisa e com linhas de grade para um posicionamento e corte perfeito do tecido, você também protege outras superfícies de se estragarem.Para os artesãos iniciantes, recomenda-se uma placa de tamanho padrão, um pouco maior, na medida de 60 x 45 cm, que vem com marcações em centímetros e polegadas.

Base para Corte

Clique aqui para comprar a Base para Corte

  • Réguas: As réguas também são materiais básicos e importantíssimos para que você possa fazer desenhos e montagens com perfeita precisão. Elas são feitas em acrílico e possuem marcações tanto de medidas quanto de ângulos. A régua mais indicada para iniciar os trabalhos é a de 15 x 30 cm.

Régua para Patchwork

Clique aqui para comprar a Régua

  • Molde: um material necessário para patchwork em todos os níveis, você pode encontrar eles para baixar aqui no blog no post Moldes para Patchwork.

Apostila de Moldes de Corujas

Outros materiais:

Esses são os materiais que compõem o kit básico, necessário para qualquer projeto que você fizer. Além deles, também são necessários outros materiais, que irão variar de acordo com cada trabalho feito. Apesar de serem variáveis, confira algumas dicas:

  • Tecidos: os melhores tecidos para trabalhos de qualidade, durabilidade e estabilidade são os 100% algodão. Você poderá encontra-los em qualquer loja de tecidos e especificamente em lojas de artesanato, em diversas cores e estampas diferentes.
  • Linhas: Assim como os tecidos, as linhas devem ser 100% algodão, para dar maior qualidade aos seus trabalhos. Há pessoas que preferem usar linhas das mesmas cores dos tecidos, outras gostam de fazer contrastes. Nesse momento, a criatividade fala mais alto!
  • Alfinetes: os alfinetes são importantes para você fazer uma boa montagem das peças antes de afixá-las e até mesmo para ajudar na fixação sem que elas saiam do lugar. Invista sempre em alfinetes mais finos, para não deixar marcas no tecido.
  • Lápis: Existem lápis para tecidos que fazem bons riscos e saem com facilidade. Além deles, também existem lápis para outros materiais, como o EVA.
  • Tesouras: Assim como as tesouras circulares, as tesouras comuns são importantes em alguns trabalhos. Procure sempre manter a tesoura bastante afiada para um corte preciso.
  • Ferro de Passar: Um item fundamental para você fazer traços e cortes precisos. Antes de cortar o tecido, passe um ferro para mantê-lo liso e esticado. Caso ainda não tenha um ferro de passar adequado você pode comprar clicando aqui.
  • Máquina de Costura: alguns trabalhos podem ser costurados à mão, outros não. Cada pessoa tem um modelo e marca de máquina preferida então para saber mais sobre como escolher a máquina de costura perfeita acesse o post Máquinas de Costura.

Onde comprar material para Patchwork

Após conhecer os principais materiais que compõem o kit básico do artesão iniciante, você deve ter se perguntado onde encontrar os itens que não tem link de compra acima, principalmente aqueles que são bem específicos e não são encontrados em qualquer loja.

Você pode encontrar uma parte do material necessário para patchwork em livrarias de médio e grande porte, porém, os melhores lugares certamente são as lojas especializadas em artesanato. Procure onde há algum dessa em sua cidade.

Uma terceira opção de onde comprar material para patchwork e que, muitas vezes pode sair até mais econômica, é pela internet. Muitos desses materiais podem ser adquiridos em sites específicos e por isso indicamos alguns lugares para você comprar com segurança total.

Possuindo os materiais corretos, agora você poderá começar a treinar suas habilidades e fazer trabalhos belíssimos em qualquer patchwork!

Planilha de Cálculo para Artesanato

Materiais para Patchwork
5 (100%) 7 votes

Compartilhe antes de sair!

Deixe seu comentário abaixo!