Tudo sobre Máquinas de Costura

Máquina de Costura

A máquina de costura é um dos itens fundamentais para o trabalho de artesanato e muitas pessoas perguntam se há diferença entre os modelos ou têm dúvidas sobre qual máquina deveriam comprar.

Neste artigo você vai tirar todas as suas dúvidas, mas muita gente que você conhece também gostaria de ler este post, compartilhe com elas antes de continuar a sua leitura!

A escolha desse equipamento não tem uma fórmula simples e, muitas vezes, é muito mais de uma relação pessoal do que pelos atributos da máquina em si. Para que você possa manusear o seu equipamento da melhor forma, precisará conhecer todas as suas funções e ter certa intimidade com ele, então, será o melhor modelo!

Porém, existem alguns fatores que podem ser observados e que facilitam o trabalho. Por isso, antes de comprar máquina de costura, conheça algumas dicas que deixarei aqui, assim como comentários sobre os principais modelos usados no artesanato, além disso indicamos para que acessem um dos nossos posts mais acessados o Patchwork Moldes.

Doméstica ou industrial?

A máquina de patchwork é de fato uma máquina de costura doméstica, por várias razões. Além de ser mais simples de manusear, ela é muito mais lenta, ao contrário da industrial que faz pontos com imensa rapidez. Um equipamento lento é importante para que você possa ver todos os pontos, fazer desenhos e trabalhos precisos.

Apostila de Moldes de Corujas

Como deve ser uma máquina para Patchwork?

Existem máquinas de costura com recursos admiráveis e que facilitam muito o trabalho, como um regulador de pontos, por exemplo. Mas elas possuem a desvantagem de serem mais caras. Esses recursos adicionais podem facilitar o trabalho de costura mas não são essenciais para um ponto de qualidade.

  • Ponto reto: o ponto mais importante, a sua qualidade é essencial. Por isso, se for possível, faça um teste do ponto reto antes de comprar uma máquina. Leve amostras de tecidos às lojas, verifique as tensões do ponto reto e até mesmo se o manuseio do equipamento é confortável para você.
  • Agulha: para fazer uma costura precisa, você precisará literalmente ver a agulha penetrando o tecido. Algumas máquinas possuem agulhas posicionadas para trás, o que pode dificultar um pouco a visão. Prefira máquinas que você tenha uma melhor visualização.
  • Motor: verifique se o motor da máquina é capaz de ficar muito tempo funcionando sem esquentar. Assim você não precisará interromper o seu trabalho para esperar a máquina resfriar.

Qual a melhor máquina de costura doméstica?

Se você ainda tem dúvidas, conheça abaixo as principais características dos modelos mais usados de máquina de costura para iniciantes para comprar e também pra quem já trabalha e tem experiência com isso:

  • Brother SQ9000: As máquinas da Brother são as mais utilizadas pelas pessoas, por serem de boa qualidade e possuírem um excelente custo-benefício. Além do mais, essas máquinas costumam ser lindas e muito confortáveis de manusear. Agora, as melhores funcionalidades desse modelo são os mais de 80 pontos utilitários, incluindo o quiting leve, que é um ponto caseado especial para patchwork! Além do mais, ela acompanha uma mesa extensora e acessórios especiais. É uma máquina completa, leve, compacta e silenciosa! Se tem interesse em adquirir, recomendo comprar a máquina através desse link.
  • Singer Facilita 2918: Essa máquina é de excelente qualidade e possui 18 tipos de pontos, incluindo os flexíveis. Possui também um braço livre, que permite melhores movimentos e 3 posições de agulhas. Além de todas essas opções, ele ainda tem a velocidade de 1.100 pontos por minuto, o que torna a costura mais rápida. Confira aqui onde comprar essa máquina pela internete com segurança..
  • Elgin Genius JX-4000: É uma máquina de design muito bonito e excelente custo-benefício, principalmente por ser mais acessível que outros modelos de máquinas. Faz pontos retos, zig zag em várias larguras, invisível, tripla reta, além de outras funcionalidades, como possuir enchedor de bobina automático e cortador de linha. É uma máquina versátil para vários tipos de costuras. Você poderá conferir essa máquina clicando aqui.
  • Janome 2008: é uma máquina que possui 8 tipos de pontos de costura e um caseador de 4 passos. Se você é iniciante em costuras em geral, esse é um modelo bastante recomendado. Sua versatilidade ainda permite fazer costuras tubulares, utilização de agulha dupla e tudo isso em uma máquina bastante macia e silenciosa. Você pode comprar essa máquina através dessa loja.

A escolha de uma máquina segue alguns requisitos básicos que podem ser encontrados em diversos modelos, inclusive em máquinas mais antigas – as preferidas de muitas pessoas. Esses são os modelos mais famosos para patchwork, mas a escolha, no final, acaba sendo também muito pessoal. Caso você queira ver outras máquinas além dessas e escolher a sua clique aqui e compre a melhor opção para você.

Independente da marca ou modelo, o mais importante é você se sentir bem com o aparelho. Lembrando sempre que nem sempre uma máquina cheia de funcionalidades será a melhor para uma pessoa (principalmente se você for iniciante em costuras), mas sim uma que faça pontos firmes e permita um acabamento preciso!

Planilha de Cálculo para Artesanato

Tudo sobre Máquinas de Costura
5 (100%) 6 votes

Compartilhe antes de sair!

Deixe seu comentário abaixo!