Bolsas em Patchwork Passo a Passo

Certamente você já deve ter visto maravilhosas bolsas em patchwork e se apaixonado por elas. Isso porque elas estão entre os objetos que mais combinam com essa linda arte, podendo ficar belíssimos e serem de grande utilidade.

É possível fazer de todos os tipos: bolsas de couro, jeans, tecido, com zíper, botões, bolsos internos, de vários tamanhos, de alças separadas, presas, clutches, esportivas, mochilas, e até mesmo de festa!

Se você já trabalha com artesanato ou está iniciando e gostaria de aprender a fazer, conheça aqui algumas dicas importantes e você descobrirá que pode ser muito mais fácil do que se imagina.

Veja o que você vai encontrar neste artigo:

Gostou do que você vai aprender? Então já compartilhe com suas amigas e amigos para que mais pessoas consigam ver este artigo!

Como fazer Bolsas em Patchwork?

Bolsas de Patchwork

Existem inúmeros recursos de artesanatos que podem ser aplicados nelas. Você pode tanto fazer elas a partir do zero como também usar as técnicas para customizar outras já existentes, como os patch apliques, por exemplo.

Para construir uma peça que seja de qualidade e dure bastante o maior segredo está na precisão das medidas e das costuras. Cada tipo de bolsa possui um molde próprio do corpo e esse molde é quem dirá todas as medidas e proporções de cada peça, tanto da parte externa quanto do forro e dos bolsos menores.

Os principais materiais que você precisará para fazer uma são:

  • Tecidos para a parte externa – pode ser um único tecido da cor e estampa que você quiser, como também podem ser vários tecidos que serão unidos e formarão o corpo dela.
  • Tecido para o forro – sugestão: algodão ou cetim;
  • Tecido para bolsos ou partes internas;
  • Preenchimento – manta resinada na espessura desejada
  • Alças prontas (se você quiser produzir a própria alça, precisará de um suporte, que pode ser uma fita mais encorpada, entretela ou até mesmo um cadarço de tênis. Nesse caso, precisará do tecido para fazer a alça);
  • Botões tradicionais, de ímã, de fecho, etc.;
  • Zíper (se quiser);
  • O molde dela;
  • Tesoura;
  • Alfinetes;
  • Ferro de passar;
  • Máquina de costura;
  • Linhas.

Esses são os principais materiais necessários para fazer uma bolsa básica. Na medida em que você planeje colocar enfeites e outros apliques, poderá acrescentar à lista.

Planilha de Cálculo para Artesanato

Bolsas de Patchwork passo a passo para iniciantes:

Os moldes de bolsas possuem todas as dimensões dos cortes de cada parte para a confecção. Por isso, é importante que, antes de tudo você tenha um molde com os riscos de cada parte dela.

Você pode ampliá-los da forma como quiser, desde que mantenha sempre as mesmas proporções, ou acabará dando diferença no resultado final e as peças não se encaixarão.

Antes de cortar um tecido, é recomendável passar antes um ferro para tirar marcas de dobras e deixá-lo completamente liso.

Passo 01: Corpo

Se a sua tiver uma base inferior, é recomendável que ela seja cortada primeiro e, a partir dela, as outras partes vão sendo cortadas e costuradas. Para a base, corte três partes iguais, sendo duas do tecido (um externo e outro interno) e uma da manta resinada, que dará a sustentação da base e então, todas as outras partes serão presas nessa base.

Se você estiver iniciando, talvez seja mais interessante cortar ela sem a base inferior, pois o molde será mais simples. Você precisará cortar três partes de cada lado (frente e trás), sendo uma do tecido externo, outra do forro e outra da manta resinada.

Primeiramente, costure as três partes de cada lado e una-as apenas pela costura inferior. Então, com a bolsa virada ao avesso, ou seja, o forro para a parte de fora, costure as laterais.

Passo 02: Alça

Para fazer a alça, você cortará também três partes iguais. Una as partes laterais pelo lado avesso (parte interna da alça) de forma que, com a ajuda de um palito, você possa virar a alça para o direito mantendo as costuras para dentro. Então, costure as laterais na parte externa para deixar a alça mais encorpada, feche as aberturas superior e inferior no acabamento desejado. O ideal seria fechar as alças já prendendo-as no corpo dela.

Alça Passo 1Alça Passo 2Alça Passo 3

 

 

 

Passo 03: Fecho

Para colocar o botão, você poderá tanto pregá-lo na parte interna dela, como também, na parte externa de forma que ela feche através de uma aba a ser feita de forma semelhante à alça. Abaixo, um exemplo de botão ímã colocado na parte externa e prendido por uma aba:

Fecho passo 1

Fecho passo 2

 

 

 

Essas são dicas de como fazer uma bolsa em patchwork simples. A partir dessa base, você poderá treinar e incrementar outras coisas, como bolsos internos e externos, recortes laterais, dentre outros.

Veja Algumas Inspirações

Veja alguns exemplos para você se inspirar e criar a sua!

Moldes Premium para Artesanato

Bolsas em Patchwork Passo a Passo
4.8 (96.36%) 11 votes

Compartilhe antes de sair!

Deixe seu comentário abaixo!